É possível que a religião da solidão seja
de certa maneira superior à religião social e formalizada. O que é certo é que
ela apareceu mais tarde no decurso da evolução. Além disso, os fundadores das
religiões e seitas históricamente mais importantes têm sido todos, com excepção
de Confúcio, solitários. Talvez seja verdade dizer-se que, quanto mais poderosa
e original for uma mente, mais ela se inclinará para a religião da solidão, e
menos ela será atraída no sentido da religião social ou impressionada pelas
suas práticas. Pela sua própria superioridade a religião da solidão está
condenada a ser a religião das minorias. Para a grande maioria dos homens e das
mulheres a religião ainda significa, o que sempre significou, religião social
formalizada, um assunto de rituais, observâncias mecânicas, emoção das massas.
Perguntem a qualquer dessas pessoas o que é a verdadeira essência da religião,
e eles responderão que ela consiste na devida observância de certas
formalidades, na repetição de certas frases, na reunião em certos tempos e em
certos lugares, da realização por meios apropriados de emoções comunais.
Aldous Huxley, in "Sobre a Democracia e Outros Estudos"
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