Teorias Precipitadas


É vulgar uma teoria ser resultado da precipitação de um entendimento impaciente que, desejoso de se ver livre dos fenómenos, os substitui por imagens, conceitos, ou com frequência por meras palavras. Pressente-se, e por vezes vê-se até com clareza, que se trata apenas de expedientes. Mas não é sabido que a paixão e o partidarismo se deixam atrair pelos expedientes? E com toda a razão, porque tanta falta lhes fazem.
(...) Avançar precipitadamente para o fim a alcançar, sem reflectir sobre os meios. Como se, para poder ajudar tão cedo quanto possível uma cirança de berço, lhe quiséssemos matar o pai.

Se atentarmos em certos problemas de Aristóteles ficamos supreendidos com o dom de observação e com a imensidade de coisas que não escapavam ao olhar dos gregos. E contudo cometiam o erro da precipitação, já que saltavam imediatamente dos fenómenos para a explicação, de onde resultaram formulações teoréticas totalmente inadequadas. Trata-se todavia de um erro geral que ainda hoje continua a ser cometido.
Johann Wolfgang von Goethe, in 'Máximas e Reflexões'


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá tudo bem?
Somos do Link Bicudo e estamos convidado você a ser um de nossos parceiros.
Link Bicudo é um agregador de Conteúdo onde você pode divulgar seus trabalhos desde que estejam dentro da lei e que não seja pornografia.
Nos visite e faça seu cadastro, pegue um de nossos banners e divulgue quantos links desejar por dia!
Toda meia noite o sistema atualiza e substitui pelos links postados durante o dia.
Aguardamos você!
Abraços do www.linkbicudo.com