A Prova da Existência de Deus

Não será um empreendimento excêntrico pretender extrair dos actos de Napoleão a prova da sua existência? Porque, se é verdade que a sua existência explica os seus actos, os seus actos não podem provar a sua existência, a menos que esta tenha já sido implicitamente posta na palavra sua. Além disso, na medida em que Napoleão não é senão um indivíduo, não existe entre os seus actos e ele relação absoluta tal que nenhum outro indivíduo seria capaz das mesmas acções: é talvez essa a razão que me impede de concluir dos actos para a existência. Com efeito, se digo que os actos são de Napoleão, então a prova é supérflua, pois que já me referi a ela; mas se ignoro o nome do seu autor, como provar pelos próprios actos que eles são efectivamente de Napoleão? Não posso ultrapassar a afirmação, inteiramente abstracta, de que procedem de um grande general, etc.

Pelo contrário, entre Deus e os seus actos existe uma relação absoluta, porque Deus não é um nome, mas um conceito, e é talvez por isso que a sua essentia involvit existentiam. Assim, os actos de Deus só Deus pode praticá-los; muito bem; mas quais são então os actos de Deus? De actos imediatos, a partir dos quais possa provar a sua existência, não vejo o menor vestígio, a menos que admita que a acção da sua sabedoria da natureza, da sua bondade ou da sua sabedoria na Providência entre pelos olhos dentro. Mas, com isto, não abro eu a porta, pelo contrário, a tentações terríveis, tentações tais que não é possível superá-las a todas? Não, de tal ordem de considerações não consigo tirar verdadeiramente a prova da existência de Deus, e, mesmo que o tentasse, jamais conseguiria levá-lo a termo, enquanto me veria forçado a viver sempre em suspenso, com o receio de que me sucedesse de repente alguma coisa tão terrível como a perda das minhas pequenas provas.
Soren Kierkegaard, in "Mitos Filosóficos"

8 comentários:

tedioso.com disse...

Acho que muito mais importante que provar sua existência é sentir a sua existência na grande obra que é o Universo.

Anônimo disse...

Deuses só habitam mentes medíocres.
Conheça a ciência, verá que deuses são inúteis perante ela.
A não ser que vc é um coitadinho e precisa de consolo, daí personagens mitológiocos e deuses podem servir.

Anônimo disse...

Uma merda de uma agulha não surge por acaso.Precisa de um projeto bem simples mas precisa. O seu cérebro tão magnifico não surgiu do nada. Um ser muito inteligente o criou. deuses EXISTEM DE MONTE AGORA DEUS VERDADEIRO EXISTE UM SÓ. A ciência é importante pois estuda as obras de DEUS !

Anônimo disse...

pelo visto você não é um ateu mas sim um anticristo...independente do que seja, não tome conclusões sem ter certeza do que esta negando amigo...já que você é um ser totalmente racional, leia a Bíblia antes de querer falar algo...para mim, ateu que não sabe o que esta negando...é só um rebelde sem causa...um exemplo Friedrich Nietzsche grande filósofo...era ateu(não anticristo) e leu a Biblia...sabia, conhecia o que estava negando meu amigo...que Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Nada surge por acaso? precisa de um deus? entã nos apresente algo decente, não aquele imundicia que venera o cristianismo.
Um deus louco, psicopata, insano, infanticida, ditador, vingativo,
que ama ser adorado, acima de tudo.
A bíblia a conheço a ponto de considerá-la o pilar do meu ateísmo,
sou sensato, equilibrado, com os pés no chao. Ler a bíblia e compactuar com ela, é atestado de insnidade.
De mitologias, já estou de saco cheio!

Anônimo disse...

Se as pessoas fossem sinceras não falavam de coisas que não sabem,isto é que faz com que a ignorança continua.Eu fico com este fato! não vou usar a biblia para convencer ou ensinar sobre algo que eu não sei, muito menos dizer que não existe e convencer ou ensinar que ele não existe.

Anônimo disse...

Aham... foi só eu que notou, ou mais alguém percebeu que não foi apresentada nenhuma porcaria de prova sobre nada???

Uma chamada provocante para um monte de besteiras. Apelativo. Só isso!!!

Lúcifer disse...



Discutir com religioso não adianta, a mente deles é doente e temos que aceitar isso.

Reiligiosos são esquizofrênicos, e esquizofrenia se trata com psiquiatria não com discussão.

Se nós ateus sentirmos falta de discutir com outros que não sejam ateus, podemos tentar treinar chmpanzés na linguagens dos sinais, é uma saída.